QUAL A DIFERENÇA ENTRE HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO?

09:00

Oi meu povo!!!

Hoje vamos conversar sobre um assunto bem questionado por pessoas que iniciam o cronograma capilar e sempre me perguntam a diferença entre as máscaras de hidratações.

Vamos tirar estas dúvidas de uma vez!




Hidratação


Qual a finalidade?

Tem como finalidade repor água e umidade aos fios, trazendo maciez e deixando seu cabelo mais suave.

Como fazer? 

Você pode fazer a hidratação com máscaras ou com polpas extraídas de folhas ou frutos como a babosa (aloe vera), polpa de abacate, entre outros.

Quando fazer?

Você pode fazer sempre hidratações nos cabelos, em geral este tipo de processo não deixa o fio pesado, mas não exagere, faça de duas a três vezes no máximo.

Obs.: Todas as máscaras são hidratantes, pois tem como base agentes/ingredientes que hidratam.

Como identificar as máscaras?

Para identificar se uma máscara é hidratante, verifique se contém estes componentes (pode ter um ou mais ingredientes em um única máscara):

- Extratos vegetais de plantas ou frutos;
- Bepantol;
- Glicerina;
- Aloe Vera;
- Silicones;
- Mel;
- Açucar;
- Vitaminas


Nutrição ou Umectação


Qual a finalidade?

Tem como finalidade repor lipídios (gordura) e a oleosidade dos fios.

Como fazer? 

Você pode fazer a hidratação com máscaras nutritivas ou com óleos vegetais.

Quando fazer?

Você pode fazer uma ou duas vezes na semana. A nutrição ajuda a selar a hidratação dentro do fio, ela impede que o fio perca umidade. Esta etapa é bem importante, não deixe de fazer nutrições, sério.

Se você tem cabelo oleoso, muito cuidado para não exagerar neste procedimento e agravar mais ainda a oleosidade nos fios.

Obs.: De todo cronograma capilar que faço, a umectação é minha preferida e é o procedimento que deixa meu cabelo mais lindo.

Como identificar as máscaras?

Para identificar se uma máscara é nutritiva, verifique se contém estes componentes (pode ter um ou mais ingredientes em um única máscara):

- Óleos vegetais (argan, macadâmia, semente de uva, oliva, amêndoas, coco);
- Ceramidas;
- Tutano vegetal;
- Tutano animal.

Reconstrução


Qual a finalidade?

Tem como finalidade devolver/repor a massa capilar, proteína e aminoácidos que naturalmente são perdidos dos fios ou devido aos processos químicos realizados nos fios.

Como fazer? 

Você pode fazer a reconstrução com máscaras reconstrutoras, tratamentos específicos para repor massa nos fios ou até mesmo por queratina líquida.

Quando fazer?

Muito cuidado nesta etapa, pois o excesso pode quebrar o cabelo. Faça a reconstrução se seu fio estiver danificado, elástico, caindo, quebrando...

As reconstruções são mais bem vindas para cabelos com algum tipo de química e tinturas. Mas lembre-se que naturalmente os fios enfraquecem, portanto não é uma etapa dispensável. Se seu cabelo não tiver química, você pode fazer uma vez no mês. Caso tenha recomendo de quinze em quinze dias ou em casos mais extremos, uma vez por semana.

Como identificar as máscaras?

Para identificar se uma máscara é reconstrutiva, verifique se contém estes componentes (pode ter um ou mais ingredientes em um única máscara):

- Queratina;
- Colágeno;
- Aminoácidos;
- Proteínas hidrolisadas do trigo;
Proteínas hidrolisadas do milho;
- Creatina;
- Cisteína;
- Arginina.


Por hoje é isso, espero que tenha dado para entender a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução. Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários.

Com carinho,

Gssica Karol.









You Might Also Like

2 comentários

Translate


GSSICA KAROL
google.com, pub-7321880517401294, DIRECT, f08c47fec0942fa0